Construçao em alvenaria

A construção em alvenaria é a construção de tijolos, utilizamos tijolo 6 e 9 furos.

Alvenaria é a construção de estruturas com tijolos de cerâmica ou blocos de concreto que dão forma às paredes que, além de dividir os ambientes da casa, proporcionam o isolamento térmico e acústivo. Os tijolos ou blocos também podem ser de vidro ou até pedras, dependendo do tipo da construção, do projeto desenvolvido, dos costumes e/ou da região. 

Já a alvenaria de vedação é uma estrutura de concreto armado onde a parede não tem função estrutural. Neste sistema construtivo, as paredes suportam apenas o seu próprio peso, mais as cargas das portas e janelas instaladas nela. 

Outro detalhe nas construções em alvenaria são as vergas e contra vergas. Elas são utilizadas para melhorar a distribuição das cargas em volta das portas e janelas, reduzindo o risco de surgimento de trincas e fissuras nas paredes.

Em construções pequenas, com vãos inferiores a 2m, as vergas e contravergas são construídas com canaletas e preenchidas com concreto e barras de aço. O comprimento da verga ou contraverga deve ser, no mínimo, 20% maior que o vão em cada um dos lados

Quanto à alvenaria estrutural, nela as paredes da edificação são a estrutura que suporta todas as cargas: além do peso próprio, as lajes, coberturas e carga, como também fatores externos como o vento. As vantagens da alvenaria estrutural são a redução de custo e o menor prazo de execução.