Tecnologia, Wood Frame

Wood Frame

Wood frame ou light wood frame vem do Inglês Wood que significa madeira, teve origem nos Estados Unidos por volta do século XIX.

É um sistema construtivo realizado com peças de madeiras e placas estruturais para criar casas e edificações de até 5 pavimentos. A técnica de Wood frame é reproduzida a partir de madeiras de reflorestamento, o que a torna sustentável.

Vantagens Wood Frame

A técnica de Wood frame é reproduzida a partir de madeiras de reflorestamento, o que a torna sustentável.

Caracterizada pela criação de obras rápidas e sustentáveis, capaz de resistir a cargas com grande desempenho, está associada diretamente ao conceito de construção leve e limpa.

No Canada, Japão e Estados Unidos, grande parte das casas são construídas através da técnica do wood frame e já existem normas que o regulamente.

É preciso ter cuidado para não confundir o sistema do Wood frame e Steel Frame, ambos fazem parte do sistema CES (Construção Energitérmica Sustentável) mas a diferença entre eles é que na confecção da estrutura de seu esqueleto, um faz uso de perfis de madeira (wood frame) e o outro usa perfis metálicos (stell frame).

Várias dúvidas surgem ao escolher qual dos dois sistemas usar na hora de construir, uma delas é: qual o melhor em termos de acabamento; wood frame ou steel frame?

A resposta é a seguinte: ambos fazem uso de perfis leves e são extremamente flexíveis, permitindo qualquer tipo de acabamento interior ou exterior. Sendo assim os dois são boa escolha.

As Vantagens

– Sustentabilidade, um dos principais benefícios de uma obra de Wood frame; construções de madeira tem menos impacto ambiental do que construções convencionais que utilizam o concreto;

– Menor quantidade de resíduos;

– Fonte renovável: madeira;

– Velocidade e facilidade que ajudam no prazo de entrega, o que torna uma vantagem para empreendedores que precisam da obra pronta de forma rápida para o comércio ou outro tipo de negócio;

– Construção seca e leve, exige equipamentos de menor porte para transporte e armazenamento das peças gerando uma mão de obra reduzida;

– Absorção por parte da madeira de até 40 vezes menos calor do que a alvenaria, gerando assim conforto térmico e acústico, trazendo uma sensação agradável em qualquer região do Brasil, seja ela fria ou mais quente;

– A possibilidade de se ter o total controle dos gastos já na fase de projeto.

No Brasil esse assunto ainda é uma novidade, e começou a ser implantado no ano de 2009.

Apesar de já terem ocorrido algumas reuniões para abordar sobre o assunto no Brasil, ainda não existe uma norma que trate sobre o dimensionamento para esse tipo de estrutura.

No Site do SINAT (Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Produtos Inovadores e Sistemas Convencionais) é possível encontrar o primeiro documento técnico que trata sobre o assunto, a DIRETRIZ SINAT Nº 005 – Revisão 02 – Sistemas construtivos estruturados em peças leves de madeira maciça serrada, com fechamentos em chapas (Sistemas leves tipo “Light Wood Framing”) .

Esta diretriz apresenta procedimentos de avaliação do sistema no Brasil e critérios mínimos de desempenho.

O fato de no Brasil existir a imensa tradição da construção em alvenaria, faz com que a madeira acabe sendo considerada um material secundário na construção civil, o que faz com que o método do wood frame não seja tão usado.

Mesmo com algumas dessas limitações, em determinadas regiões do sul a construção com wood frame já vem sendo utilizada. Em 24 de Agosto de 2016, na cidade de Araucária, no Paraná, foi finalizado o primeiro prédio com tecnologia sustentável wood frame do Brasil.

Existe um mito que o wood frame contribui com desmatamento das árvores nativas brasileiras. Mas as madeiras (pinus e eucalipto) que são utilizadas crescem muito rápido e são abundantes.

Um pensamento sobre “$ s”

  1. Bruce Banner disse:

    A internet hoje em dia ajuda muito com informações e leva
    as pessoas aos lugares que elas nunca imaginaram, mas
    existem alguns artigos na internet que são pura perda de
    tempo. Posso dizer que seu artigo ajudou muito e também
    é extremamente útil. Obrigado pela informação e
    compartilhado no meu facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *